VÍDEO: Confira momento em que polícia interrompe reunião na Câmara de Vereadores de São Gabriel em ação contra suspeita de rachadinha

Uma reunião na Câmara de Vereadores de São Gabriel foi interrompida na manhã desta quinta-feira (19) pela chegada de agentes da Polícia Civil, durante a deflagração da Operação Vantagem Indevida. Em vídeo registrado no plenário, o delegado Daniel Severo, titular da Delegacia de Polícia do município e responsável pela investigação, afirma que a Policia não está "para brincadeira” ao comunicar o cumprimento das ordens judiciais.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A ação apura a suspeita de um possível esquema de “rachadinha” no Legislativo, com a suposta exigência de vantagens indevidas de assessores como condição para nomeação ou permanência nos cargos. Dois vereadores, Elson Amilton da Silva Teixeira e Rodrigo Cardoso Machado, ambos do PDT, e dois servidores foram afastados por decisão judicial.


Investigação e afastamentos

De acordo com a Polícia Civil, a investigação apura possíveis crimes contra a Administração Pública, que podem configurar, em tese, o crime de concussão.

Por determinação da Justiça, os dois vereadores afastados estão proibidos de acessar as dependências da Câmara ou manter contato com outros integrantes do órgão, seja de forma presencial, virtual ou por intermédio de terceiros, sob pena de prisão em caso de descumprimento. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais, que passarão por análise pericial. As investigações seguem em sigilo.

O que diz a Câmara

Em nota oficial, a Câmara informou que foi surpreendida pelo cumprimento dos mandados de busca e apreensão e pelas decisões judiciais que resultaram nos afastamentos. Segundo a Presidência, não houve comunicação prévia à instituição, que tomou conhecimento das medidas no momento da execução.

O Legislativo afirmou que passou a colaborar com as autoridades e reafirmou compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito às instituições. A nota destaca ainda que as medidas têm caráter cautelar e individual, não representando juízo definitivo de culpa, e que providências administrativas serão adotadas para garantir a continuidade dos trabalhos.

Manifestação dos vereadores

Os vereadores afastados se manifestaram. Rodrigo Cardoso Machado afirmou que sempre pautou sua vida pública na honestidade, disse confiar na Justiça e garantiu que irá colaborar com as investigações.

“Confio na Justiça e no esclarecimento dos fatos. Vou colaborar com tudo o que for necessário. A verdade é o que importa”, escreveu.

A defesa do outro vereador citado na investigação, Elson Amilton da Silva Teixeira, também divulgou nota afirmando que ele confia no trabalho da Polícia Civil e do Poder Judiciário e que a apuração ocorrerá com serenidade, legalidade e imparcialidade.

Posição do partido

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de São Gabriel, partido dos dois vereadores afastados, divulgou nota na qual reafirma “compromisso histórico com a ética, a legalidade e a correta aplicação dos recursos públicos”.

A sigla declarou confiar nas instituições responsáveis pela apuração e defendeu que as investigações sejam conduzidas com seriedade, transparência e respeito ao devido processo legal, garantindo a presunção de inocência e o direito de defesa. O partido também ressaltou que eventuais responsabilidades, se confirmadas, devem ser atribuídas de forma individual.

O caso segue em investigação.

OBITUÁRIO | Morre aos 75 anos Delcida Martins Oliveira Anterior

OBITUÁRIO | Morre aos 75 anos Delcida Martins Oliveira

OBITUÁRIO | Morre aos 80 anos Lenir De Souza Cides Próximo

OBITUÁRIO | Morre aos 80 anos Lenir De Souza Cides

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI